![]() |
Antes de mandar estofar aquele sofá que adora ou mesmo antes de comprar um sofá novo, você deve pensar no ambiente da casa onde ele será colocado. Assim se torna mais fácil escolher o tipo de tecido. Confira os tipos mais comuns!
Esse tecido para estofado é um dos mais antigos. Caracteriza-se por utilizar uma técnica de estampar o tecido durante a tecelagem. Por possuir trama fechada, é mais fácil mantê-lo limpo sem acúmulo de sujeira, além de garantir uma limpeza mais simples.
É o mais moderno dentre os tecidos para essa finalidade. Revestimentos desse tipo são, na sua maioria, importados e contam com uma textura que garante muito conforto. Uma de suas vantagens é não possuir trama aparente e, por isso, é fácil de ser limpo.
Deve-se tomar cuidado em relação a líquidos, visto que mancha com facilidade. Uma boa dica é impermeabilizá-lo.
Indicado para locais frios, o tecido em veludo é a melhor escolha para sofás. Além de confortável, torna-se quentinho e aconchegante.
Não é indicado para quem tem animais, pois um fio puxado pode destruir a trama do tecido!
Os sofás revestidos com material sintético são fáceis de limpar e muito resistentes, no entanto são quentes no verão e frios no inverno.
Esse tipo de revestimento para sofá é indicado para residências onde há pessoas alérgicas e também uma ótima opção para quem tem filhos pequenos e animais de estimação, devido à facilidade de remoção de pelos e poeira.
Os sintéticos de acrílico são excelentes para decoração de ambientes externos, visto que não desbotam.
A sarja é um tecido resistente feito 100% de algodão. Essa nova versão tem um toque macio, vem pré-encolhida e é mais fácil de limpar.
Sua indicação de decoração é para qualquer ambiente da casa, e o melhor: garante elegância, conforto e maciez.
Era um dos mais usados até pouco tempo, visto que é um tecido muito confortável. Mas, hoje, com outros tecidos, como o suede, que são bem mais acessíveis, o chenile perdeu o posto de revestimento mais macio.
Um fator que contribuiu para isso foi a dificuldade de limpeza, pois acumula sujeira nas frestas, o que é também prejudicial para pessoas com problemas respiratórios.
A manutenção adequada de estofados é a melhor dica para deixá-los sempre com aquela cara de móvel novo. Com isso, você os manterá com a cor original por muito tempo e aumentará sua vida útil. Vamos saber como?
- aplicar película impermeabilizante: é uma das principais dicas, pois ela impede que o estofado sofra com derramamentos de líquido e poeira em excesso. Ela pode ser aplicada por empresa especializada ou por meio de produtos encontrados no mercado;
- não cobrir sofás de couro com com capas de plástico — visto que o estofamento de couro é considerado um tecido “vivo”, cobri-lo diminui a sua vida útil. Para limpá-lo, basta passar um pano úmido com sabão neutro e água;
- lavar a seco alguns estofamentos de tecido: se esse for o seu caso, não lave o sofá em casa, prefira que uma empresa especializada faça isso;
- não deixe o seu sofá tomar sol: os raios solares incidindo com frequência sobre o estofamento contribuem para que ele desbote e resseque.
https://www.casoca.com.br/blog/tecido-para-estofado/